A PARÓQUIA SÃO JORGE
A Paróquia São Jorge da Arquidiocese de Belo Horizonte data de meados da década de 50, quando foi construída na parte alta do bairro Jardim América uma capela modesta dedicada ao Santo Guerreiro. Até então a capela se encontrava na Jurisdição da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, dos Padres Betherramitas, que atendiam a comunidade. Assim permaneceu até meados da década de 70, quando, com a melhoria do lugar, decidiu-se pelo desmembramento da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e fundação de uma nova paróquia e consequente construção de um templo maior para abrigar a comunidade. Neste momento houve uma disputa pela escolha do Santo que deveria ser o patrono da nova paróquia. Parte da comunidade queria que fosse o Sagrado Coração de Jesus, outros Nossa Senhora e outros São Jorge, de quem já existia a capelinha. Muitos não queriam o santo guerreiro, alegando que por causa do sincretismo com Ogum ele não era mais santo católico, o que não era verdade. Vencido o preconceito totalmente equivocado e pelo fato de ainda não existir na Arquidiocese uma paróquia dedicada a São Jorge, por aconselhamento de D. Werner Siebenbrock, Bispo Auxiliar de Belo Horizonte, foi ele o patrono escolhido.
Na verdade, a paróquia só foi criada em 1991, pelo então Arcebispo Metropolitano D. Serafim Fernandes de Araújo, através do Decreto nº 389 de 25 de dezembro de 1991, ouvido o Conselho Presbiteral conforme o cânon 515, parágrafo nº 2, no dia 18 de dezembro de 1991. A nova paróquia foi localizada como pertencente à Forania São Vicente de Paulo da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade, tendo como capelas anexas a de Nossa Senhora do Rosário e Padre Anchieta e ainda uma nova comunidade que se formava na Rua das Flores. Os Padres Betherramitas continuaram a prestar os serviços religiosos na Paróquia na pessoa do Pe. Antônio Scarpa, até a chegada do novo Pároco Oficial.
No dia 01 de dezembro de 1991, chegou à comunidade o Padre Mário Sérgio Bittencourt e Carvalho, natural de Caratinga, que foi o primeiro pároco de São Jorge, vindo da Paróquia Nossa Senhora Rainha, no bairro Belvedere. Pe. Mário acompanhou o processo de criação da Paróquia e sua instalação no Natal de 1991, mas só tomou posse efetivamente no dia 23 de fevereiro de 1992, em missa solene presidida por D. Werner Siebenbrock, então Bispo Auxiliar de Belo Horizonte. A Paróquia também foi configurada como pertencente a Forania São João Batista, dentro da nova configuração territorial da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Pe. Mário Sérgio foi o responsável pelo aspecto atual da Igreja de São Jorge, que incluiu a construção do novo templo, reforma da capelinha e projeto paisagístico interno e externo. A paróquia também floresceu com o surgimento de inúmeras pastorais e atividades que congregavam não só a comunidade paroquial, mas também das capelas anexas Nossa Senhora do Rosário e Pe. Anchieta, uma vez que a comunidade da Rua das Flores foi extinta. Em missa solene ocorrida no dia 11 de agosto de 2001 o Padre Mário Sérgio saiu da Paróquia, para prosseguir estudos de Mestrado em Direito Canônico na Universidade Lateranense em Roma.
No dia 12 de agosto de 2001, tomou posse como novo pároco de São Jorge o Pe. Marcelo Nicolau Corcelli, em missa solene presidida pelo próprio Cardeal Metropolitano D. Serafim Fernandes de Araújo, que permaneceu até dia 08 de fevereiro de 2014, sendo transferido para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Durval de Barros. Durante a gestão de Pe. Marcelo, as capelas Nossa Senhora do Rosário e Pe. Anchieta foram transferidas para a Paróquia de São Domingos de Gusmão, no bairro Estoril, vizinho ao Jardim América.
No dia 16 de fevereiro de 2014 tomou posse o Pe. José Resende, em missa presidida por Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, Bispo Auxiliar de Belo Horizonte, transferido da Paróquia de São Luís Gonzaga, que trouxe um forte reavivamento pastoral à comunidade desde então.