4. ajustamentos revestidos pelas bem-aventuranças e pelo testamento de Cristo na Cruz
O que autentica o nosso Proclamar a Palavra (Projeto de Evangelização de nossa Igreja Particular) são a consciência e a vivência do que Cristo falou e viveu como essência de sua mensagem, as bem-aventuranças e a Palavra que Ele deixou como testamento na Cruz.
4.1. quarta semana da quaresma (de 14 a 20 de março)
4.1.2. 3ª feira, dia 16 de março
Desobstruido o coração pelo despojamento do “eu” ao acolher o convite das duas bem-aventuranças colocadas ontem, hoje temos o convite para aguçar a sensibilidade diante do outro, na vivência das três bem-aventuranças que seguem.
BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM...Tenho ajudado os outros no infortúnio? Demonstrei compaixão diante do sofrimento do outro? Tenho endurecido o meu coração a tal ponto de não reconhecer minhas faltas?
Para rezarFelizes os que sabem sentir os sofrimentos dos outros e de seguir Jesus em seu combate contra todas as formas de mal! Felizes os que sabem escolher um caminho que não seja o das facilidades... desde já eles conhecem a cruz de Jesus! Felizes os que aceitam, sem vergonha, chorar os seus próprios pecados. Esta "tristeza segundo Deus" (2Co 7,9-11) é a primeira etapa de uma conversão! Espírito Santo, Espírito da Verdade, esclarecei-me a respeito de minhas covardias e meus egoísmos. Vós, Espírito da fortaleza, dai-me a coragem do amor: Vós, o Consolador, fazei-me ver o perdão do Pai, mais forte do que meus pecados.
BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA...
Tenho escolhido viver como Deus deseja? Alimento-me da Palavra de Deus? Rezo todos os dias? Procuro servir os que
estão ao meu lado? Respeito o que pertence aos outros? Tenho tido força para combater uma injustiça?
Para rezarFelizes aqueles para os quais a defesa da justiça não se reduz à defesa de seus interesses e de seu pequeno poder de compra, aqueles cuja solidariedade se estende aos mais pobres e aos diminuídos: eles não estarão fora doReino de Deus! Felizes mais ainda aqueles que procuram "ajustar-se" a Deus, não desanimando nunca em progredir no caminho da santidade.Senhor, dai-me a coragem da oração que faça crescer em mim a fome e a sede de vossa Palavra. Suscitai em mim o desejo de Vos encontrar nos sacramentos e nos irmãos.
BEM-AVENTURADOS OS QUE PERDOAM...
Recusei o perdão ao irmão que me feriu? Tenho em meu coração o desejo de me vingar? Tenho rancor por alguém? Paguei
o mal com o mal?
Para rezar: Felizes os que escolhem não se vingar... aqueles que sabem que o perdão não é sinal de covardia, mas da verdadeira grandeza d’alma: eles nada têm a temer no julgamento.Senhor, não permitais que eu caricature o vossoevangelho esquecendo-me de que, nele, o perdão das ofensas e o amor aos inimigos são o coração. Concedei-me também dar testemunho daquele que “faz levantar seu sol sobre bons e maus” (Mt 5,45).
Comments